A terceirização como estratégia para redução de custos - Mazzini

A terceirização como estratégia para redução de custos

Colaborador

A economia do país está passando por um momento delicado e a otimização de recursos tem sido uma busca constante nos mais variados setores da indústria, comércio e prestação de serviços.

A terceirização pode contribuir com a redução de custos através de uma maior agilidade na alocação de recursos, ganho de escala pelos volumes que a empresa terceira emprega nas atividades e possibilidade de melhorar a qualidade dos serviços executados através de acordos formais de níveis de serviço.

Tudo isto, em geral, com um custo menor do que o de fazer contratações diretas de funcionários, permitindo aos empresários manter os funcionários alocados no objetivo principal da empresa.

Neste sentido, a terceirização de mão de obra permite que o empresário concentre seus esforços no produto ou serviço do seu negócio, o chamado “core business”. Continue lendo para entender como a contratação de serviços terceirizados pode ser usada na sua estratégia de redução de custos.

O que é terceirização?

É importante lembrar que, no contexto que estamos tratando, terceirização é o repasse de uma ou mais atividades para uma outra empresa, ou seja, a contratação de uma organização especializada em gestão e prestação de serviços, que passa a realizar atividades que podem ser delegadas e que, em geral, não estão diretamente ligadas ao objeto principal do negócio.

Serviços terceirizados

Dependendo da atuação de cada negócio, vários são os setores que podem ser terceirizados dentro de uma empresa, como, por exemplo, os serviços de manutenção, segurança, logística ou limpeza.

É possível terceirizar, ainda, os controles de acessos às portarias e, mais recentemente, também contar com a contratação de mão de obra temporária para as ‘atividades fim’ do negócio.

A contratação de uma empresa especializada em prestação e gestão de serviços terceirizados garante agilidade nos serviços e redução de custos. Por conta disso, cada vez mais empresários estão aderindo à terceirização.

Administração de mão de obra e processos seletivos

Através da contratação de empresa especializada em terceirização de serviços e mão de obra, a empresa contratante deixa de se preocupar com alguns processos administrativos e de pessoal.

Com a terceirização de processos através de um acordo formal e que define as entregas esperadas, a empresa passa a monitorar a qualidade do que é executado pelo custo acordado, o que significa ter menores custos com gestão de pessoas, já que não irá se ocupar com assuntos como rescisões, substituições de funcionários, processos seletivos e negociação de salários.

Com as melhorias trazidas pela experiência, escala e especialização da empresa contratada, é possível que a quantidade de colaboradores possa ser reduzida e, com isso, a redução do custo com a empresa terceirizada é bastante relevante, com eventuais reajustes previstos e estabelecidos através dos contratos firmados entre as partes.

Além destas questões, em casos onde há convenções coletivas com uma demanda forte que onere demais a empresa, com a terceirização esta fica desobrigada de seguir as convenções específicas de sua área de atuação para as posições terceirizadas, o que ao final resulta em uma maior competitividade junto ao mercado.

Terceirização de mão de obra e recrutamento

Outra vantagem da terceirização é que a empresa prestadora dos serviços tem por obrigação disponibilizar mão de obra devidamente treinada e capacitada nos processos e atividades para os quais foi contratada, garantindo assim a correta execução dos trabalhos, com uma produtividade adequada e com o uso correto de máquinas e equipamentos. Leia mais sobre o assunto: Por que terceirizar suas ações de Trade Marketing?

Em tempos de economia em transição e de grande concorrência no mercado, cabe aos empresários conhecer as diversas formas de obter as vantagens da terceirização e quais áreas de atuação das empresas prestadoras de serviços terceirizados são indicadas para seu caso.

A partir disto, deve-se analisar quais opções melhor se aplicam à sua área de atuação e como a contratação deste tipo de mão de obra pode ajudar a reduzir custos e a administrar melhor seu negócio, aumentando o foco em produtividade e melhores resultados.

Quer conhecer mais sobre a terceirização? Entre em contato com a Mazzini e descubra como podemos ajudar a reduzir custos com pessoal, aumentando a qualidade dentro de sua empresa.

pingbacks / trackbacks

Deixe um comentário

FAÇA SEU CADASTRO

Caso esteja procurando emprego, cadastre seu currículo em nosso portal de vagas

Enviar curriculo