Como simplificar o processo de seleção com terceirização? - Mazzini

Como simplificar o processo de seleção com terceirização?

Colaborador

O dia a dia em uma empresa tende a ser repleto de tarefas para todos os setores que a compõem, o que inclui também a área de Recursos Humanos. Nesse caso, a demanda consiste em zelar pelo bem-estar dos colaboradores, além de cuidar para que todos os contratados sejam capacitados para suas funções.

É bem provável que em sua empresa, assim como em muitas outras, o processo de recrutamento e seleção seja algo que demande bastante da equipe de RH e consuma um tempo precioso, que poderia ser utilizado no desenvolvimento de ações diversas, como planejamento e retenção de talentos. Sendo assim, é preciso buscar formas de otimizar esse processo, e uma delas é optando pela terceirização. Esse é o tema do nosso artigo de hoje! Continue lendo para entender os benefícios que a terceirização pode trazer para o seu processo de seleção.

Os principais desafios do RH no processo de seleção

Os desafios da área de recursos humanos não se restringem somente à demanda que surge dos funcionários em relação aos benefícios, produtividade e à manutenção de uma estrutura organizacional adequada para a empresa.A base para a relação entre funcionários e a organização começa pelo processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores.

Esses desafios envolvem todo o processo, desde a divulgação das vagas, passando pelo recebimento e análise de currículos, até as entrevistas pessoais e treinamentos. Tudo isso exige investimento da organização e tempo dos profissionais envolvidos no processo de seleção: em muitos casos, é preciso contratar serviços de headhunters ou usar sites de divulgação de vagas, alocar colaboradores para realizar entrevistas, investir em material ou espaço para a seleção, entre outras questões. Com tudo isso acontecendo e considerando que muitas empresas dispõem de uma equipe enxuta no RH, o andamento das demais tarefas quando é preciso fazer uma contratação é comprometido.

No entanto, o maior desafio enfrentado atualmente por profissionais de recursos humanos em um processo de seleção é o tempo necessário para esta atividade e a dificuldade em combinar as habilidades e competências do candidato com o seu possível papel dentro da organização. Quando este alinhamento não existe, surgem problemas como alto turnover, custos, a necessidade de tempo com novos processos seletivos e esforços com treinamentos e integração do novo colaborador.

Nesse contexto, optar por colaboradores terceirizados e, eventualmente, terceirizar também o processo de seleção é a saída ideal para empresas que passam por esse tipo de desafio. Os benefícios dessa prática podem ser notados imediatamente, principalmente no quesito econômico, como veremos a seguir.

Como a terceirização auxilia o processo de seleção

Agora que já vimos alguns dos principais desafios do setor de gestão de pessoas com o processo de seleção, vamos entender como a terceirização de serviços pode contribuir para que esse processo seja mais rápido, eficiente e econômico:

Redução de custos com seleção e treinamento

Muitos são os custos envolvidos para que um processo de seleção possa acontecer. Eles incluem principalmente gastos com espaço de salas, principalmente com os escritórios menores que são prática no momento, com materiais e outros recursos para realização de dinâmicas e, em alguns casos, horas adicionais de trabalho, com os funcionários do RH tendo que deixar tarefas importantes de lado para cuidar do processo seletivo. Sem contar o prazo necessário para tudo isto ser executado até encontrar a pessoa mais indicada para a posição, e, como diz o ditado, tempo é dinheiro.

Com a contratação de uma empresa terceirizada para cuidar da seleção, sua empresa, e principalmente o RH, economizam esse tempo e consequentemente o dinheiro que seria gasto em um processo interno de recrutamento.

Redução do índice de turnover

Um problema comum a muitas organizações atualmente é o alto índice de turnover, ou seja, a alta rotatividade de funcionários, quando um empregado é admitido e outro desligado sucessivamente. Uma das causas disso é a inadequação do colaborador ao perfil da vaga, um problema que nasce logo no processo de seleção. O resultado para a empresa é um aumento dos custos de recrutamento e treinamento de novos empregados, assim como os decorrentes de uma rescisão contratual (pagamento de direitos trabalhistas, por exemplo).

Com a terceirização, esses problemas podem ser minimizados, uma vez que a terceirizada indicará profissionais com o perfil mais indicado possível para a vaga, já treinados e com menor risco de rotatividade.

Economia com administração de pessoal

Em todos os tipos de empresa, após a contratação de novos funcionários, é preciso se considerar também a realização de treinamentos e reciclagens periódicas para manter a qualidade do serviço desenvolvido pelos funcionários. Além disso, há também as questões trabalhistas e burocráticas, que demandam tempo dos profissionais de gestão de pessoas e dinheiro da organização.

Ao contratar mão de obra terceirizada, a economia é visível também na administração de pessoal, considerando que a empresa de terceirização contratada deve fornecer profissionais treinados e qualificados, além de ser a responsável pelos principais encargos trabalhistas e questões burocráticas da contratação. Vale ressaltar ainda que empresas do tipo trabalham com processos estruturados a fim de realizar um número de processos seletivos significativamente maior do que os seus clientes, possuindo uma carteira de candidatos que otimiza as buscas para suprir quaisquer tipos de vagas, o que reforça mais uma vez a economia de tempo, tendo em vista que não será preciso dispensar horas na busca do candidato ideal.

Garantia de excelência na prestação de serviços

Ao escolher corretamente a empresa responsável pela seleção e contratação, você terá certeza de que os funcionários contratados terão o melhor treinamento e saberão de antemão tudo o que precisam sobre sua empresa. Dessa forma, estarão aptos a prestarem um excelente serviço. A assinatura de um contrato, por sua vez, garante que todos os serviços acordados serão prestados devidamente, assegurando também que todos os requisitos do RH em relação às contratações serão atendidos.

Como pode ser notado, além de simplificar o processo de seleção a terceirização é também uma estratégia para redução de custos, porém só cumpre corretamente esses papeis quando a empresa contratada é escolhida com cuidado. Essa escolha também é uma das tarefas que cabem ao RH, por isso lembre-se que é importante que a terceirizada possua padrões de qualidade e entenda as necessidades de sua empresa.

Para saber mais sobre o quanto a terceirização através de uma empresa séria e sólida no mercado pode te ajudar, visite nosso site ou, se preferir, entre em contato conosco para marcarmos uma reunião agora mesmo. A Mazzini tem mais de 30 anos de experiência no mercado de terceirização e está pronta para ajudar sua empresa.

Deixe um comentário

FAÇA SEU CADASTRO

Caso esteja procurando emprego, cadastre seu currículo em nosso portal de vagas

Enviar curriculo