Como garantir a motivação e a qualidade na prestação de serviços dos colaboradores terceirizados? - Mazzini

Como garantir a motivação e a qualidade na prestação de serviços dos colaboradores terceirizados?

A terceirização de serviços – procura por pessoas ou empresas especializadas em determinada função que não é o core business da empresa – já se tornou comum no mundo corporativo atual.  Essa estratégia, utilizada principalmente para reduzir custos, traz outras vantagens à companhia, como a redução de custos e melhoria na prestação dos serviços. Dessa forma, percebe-se que como qualquer outro funcionário, o colaborador terceirizado coopera ativamente para o desenvolvimento da empresa, mas muitos deles se sentem discriminados e isso faz com que eles não se sintam parte da equipe.

Ao decidir por terceirizar alguma atividade ou área da sua empresa, é necessário tomar alguns cuidados. Faça sua busca analisando a reputação e o histórico da fornecedora de serviços, verifique se ela cumpre todas as leis trabalhistas, e se ela é transparente na gestão e na seleção e treinamento da mão de obra que estará sendo oferecida.

Toda empresa quer se destacar e se manter competitiva no mercado, isso é bem claro. Mas, para que isso aconteça, ao optar por terceirizar atividades, os gestores devem tratar a motivação destes da mesma forma que trata a da equipe interna. Isso os tornará mais engajados, satisfeitos e consequentemente a produtividade irá aumentar e as metas serão superadas.

Visto isso, uma dúvida que paira na cabeça dos gestores que trabalham com colaboradores terceirizados é: como garantir que esse colaborador se sinta um membro da corporação, fique motivado e entregue um trabalho de qualidade?

Realize integrações

Apresente o time representante da tarefa ou departamento ao qual eles irão fazer parte.  Exponha a cultura da empresa, a missão, produtos, serviços e visão no mercado. Mesmo não sendo parte oficial da empresa, esse processo demonstrará a eles que eles são importantes, o que permitirá criar um ambiente de trabalho tranquilo para todos.

Estabeleça metas alcançáveis e seja claro

O estabelecimento de metas é a principal fonte de motivação e está diretamente ligada ao desempenho de tarefas. Já foi comprovado que pessoas com metas específicas apresentam melhores resultados que pessoas sem, seja ela equipe interna ou terceirizada.

Reconheça boas entregas

Mais um fator que aumenta a motivação de qualquer profissional é o reconhecimento por um trabalho bem feito. Seja de forma verbal, ou com algum incentivo ou premiação, agradecer a dedicação e contribuição para os resultados do negócio é de fundamental importância para a motivação do colaborador.

Tome cuidado com a subordinação

Vale lembrar que a lei da terceirização permite supervisionar e monitorar os resultados dos colaboradores terceirizados, mas eles não respondem diretamente para a empresa, então, não dê ordens, trate a relação como uma parceria. Dessa forma não haverá conflitos nem problemas entre o contratante e o contratado.

Para concluir, a terceirização de mão de obra deve ser um investimento e sinônimo de eficiência e não de problemas. Por isso, a Mazzini Facilities oferece aos clientes que desejam terceirizar sua mão de obra profissionais qualificados para as necessidades da sua empresa, e uma metodologia de trabalho comprovada para otimizar todo o gerenciamento dos serviços terceirizados. Conheça a Mazzini Facilities !

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