Porque aplicar a inteligência de mercado no seu PDV - Mazzini

Porque aplicar a inteligência de mercado no seu PDV

 É no ponto de venda (PDV) que os negócios realmente dão frutos, isso é fato. Ações de trade marketing nos pdv’s são elaboradas para colocar o cliente no centro de tudo, com objetivo de melhorar e diferenciar a sua experiência dentro do estabelecimento.

Mas, como criar ações efetivas dentro de um pdv se não puder contar com as informações atualizadas e dados precisos sobre seus clientes e seu público-alvo?

A união das estratégias de ação com os dados precisos funciona como uma bússola para qualquer setor de marketing de um negócio, e esta é uma das características da prática conhecida como inteligência de mercado ou estudos mercadológicos.

Para entender a importância da inteligência de mercado para o seu PDV e saber como utilizá-la no dia a dia, preparamos este artigo para ajudar a alcançar melhores resultados nas suas ações de varejo, vamos ver como isto se aplica?

O trade marketing e as soluções tecnológicas

Por conta principalmente dos recentes avanços tecnológicos, registra-se um aumento expressivo na captação de informações dentro do pdv, com potencial de utilização imenso para as empresas, seja a empresa em questão um fabricante, uma agência, um varejista ou um distribuidor.

É claro que as soluções tecnológicas vieram para complementar, porém elas realizam muito mais do que simplesmente comunicar – elas ajudam a solucionar os mais variados problemas que podem surgir no ponto de venda.

Além do uso para gestão e comunicação com a equipe, as ferramentas de tecnologia apoiam a extração de inteligência dos dados para análises concretas da equipe gestora, e consequentemente na execução dos planos de ação.

Mas, caso não seja feita uma administração correta e eficiente desses dados, essas soluções podem não ser suficientes para a melhoria do pdv, ou podem trazer resultados abaixo do esperado.

Os benefícios da inteligência de mercado no PDV

É essencial entender qual é o papel da inteligência de mercado dentro do varejo e na execução do trade marketing, e por isso listamos aqui alguns benefícios da sua utilização no pdv:

Otimização do mix de estoque

O sortimento de produtos oferecidos no ponto de venda é bem variado, e a utilização da inteligência de mercado pode facilitar a personalização do mix de produtos, o controle dos itens vendidos e a manutenção de seu estoque.

Esse controle agiliza a geração de relatórios de performance e análises essenciais, que serão bastante úteis para o planejamento comercial e para atender melhor seus clientes, oferecendo uma maior variedade em opções e menos desperdícios.

Eficiência no fechamento do caixa

Problemas com fechamentos do caixa são constantes e é sempre uma das maiores fontes de estresses e prejuízos para o varejo. A utilização da inteligência de mercado nesse setor se torna grandioso devido a um controle mais preciso das transações, integrando a saída dos itens com o estoque, evitando erros nos pagamentos e em emissões de notas ou cupons fiscais.

Agilidade no atendimento

Com a automação dos processos e operações, o atendimento, consequentemente, se torna mais eficiente. Neste cenário, onde o processo de pagamento e cobrança se torna rápido e preciso, o cliente geralmente sai satisfeito, pois não há mais demoras desnecessárias ao fechar uma compra.

Maior conhecimento sobre o cliente

Facilidade em obter informações sobre os seus clientes (produtos e marcas de preferência, itens mais comprados, frequência de compra, valor médio, maiores períodos em compras, entre outros).

Essa é uma etapa essencial, pois é onde se reúne os dados, se analisa e se pode trabalhar para criar as ações de trade marketing que serão realmente eficientes de acordo com a persona do seu estabelecimento.

Padronização das operações

Possibilidade de padronizar e registrar as atividades e as operações executadas. E com isso poder formar um banco de dados para uso futuro caso seja necessário possíveis melhorias, alterações ou ajustes.

É fundamental que haja um planejamento coerente com antecedência, para que todos os benefícios sejam devidamente aplicados e não se perca nenhuma oportunidade de oferecer melhores experiências dentro do negócio.

Lembre-se que o trade marketing não consiste apenas em agir, mas também em realizar a verificação constante dos resultados.

Aproveitar-se da tecnologia para medir resultados das ações de trade marketing já é uma tendência consolidada: estamos entrando na era da automação, e quanto mais cedo você aderir a esse tipo de ferramenta, mais simples será o seu trabalho e mais tempo sua empresa terá para planejamentos mais assertivos, ágeis e criativos.

Sabe uma ótima ferramenta que pode ajudar? É o Smart PDV da BTL, unidade de negócios especializada em trade marketing da Mazzini.

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