Para aproveitar melhor o capital humano de uma empresa, é importante que o departamento de recursos humanos trabalhe de forma estratégica. Através de uma alocação adequada de recursos na área isso é possível, mas as companhias costumam priorizar verba para outros setores e o RH, por ficar em segundo plano nestes momentos, acaba ficando desatualizado tecnologicamente.
Essa afirmação é baseada no estudo “Kenoby Trends – Panorama do RH 2019”, realizado pela Kenoby. A pesquisa, realizada no primeiro semestre deste ano, entrevistou 2.618 participantes, sendo 68% da área de RH, e o restante dos departamentos de TI, administrativo, comercial, atendimento ao cliente.
Por outro lado, a pesquisa indica que 31% das empresas aumentaram em 10% o número de suas contratações nos últimos anos. A maioria das vagas eram das áreas operacional e de tecnologia. 78% pretendem fazer novas contratações em 2019.
As redes sociais ainda exercem um papel importante no recrutamento. De acordo com o estudo, 56% das empresas usam LinkedIn e 26% preferem o Facebook para divulgar as novas vagas.
O currículo continua sendo fundamental para a triagem, segundo 77% dos entrevistados. A prática de dar feedback depois das entrevistas é comum entre os profissionais de RH – apenas 15% disseram não dar retorno aos candidatos.
Fonte: Época Negócios