A comunicação visual pode ser uma aliada na conversão e no relacionamento com os clientes
Diante do mercado digitalizado o ponto de venda (PDV) precisa entender o papel que cumpre na atual dinâmica de mercado e, assim, converter o máximo possível.
Fato é que todos os clientes estão com smartphones nas mãos, assim como também é verdade que grande parte das experiências de consumo acontecem no mundo real.
Dada as circunstâncias, não se deve isolar o shopper em um ou outro contexto, mas entendê-lo como agente de escolha, altamente informado e com grandes expectativas.
Por isso, não adiante competir com a infinidade de informações acessíveis pelo celular. A estratégia é, através da comunicação visual e material de PDV, agregar características positivas que atraiam e fidelizem os consumidores na experiência de compra.
Tempo curto para convencer e converter
De acordo com pesquisa da Nielsen, os shoppers despendem 15 segundos por gôndola, fazendo com que menos de 40% dos produtos expostos sejam percebidos, e lançam apenas 1.6 segundos de foco ao que lhes causa estímulo.
Contudo, o mesmo levantamento aponta que 70% das decisões de compra acontecem durante a presença dos consumidores, o que reforça a necessidade de utilizar mecanismos que otimizem o potencial de compra de cada shopper.
Afinal, 17% dos clientes consomem por impulso, enquanto 22% se lembram de que precisavam do produto ao chegarem na loja, enquanto os demais (61%) já haviam chegado decididos com relação ao que comprar.
Omnichannel, o consumidor sem barreiras
Outro ponto extremamente importante para frisar a necessidade da comunicação visual bem planejada e executada é o conceito omnichannel (integração entre canais online e offline, favorecendo a experiência de compra e logística das operações).
O shopper precisa identificar, bem como confiar na marca. A mesma linha de comunicação e tom utilizadas em aplicativos e redes sociais precisam ser utilizadas e serem conectadas com a realidade offline.
Sem isso, perde-se credibilidade, além de frustrar o consumidor que se sente confuso ao não conseguir enxergar coerência entre os canais de uma mesma marca.
Do RH às Gôndolas: como aplicar material de PDV
Apresentadas as motivações de investir atenção e recursos financeiros em material de PDV, vale a pena, ainda, apontar algumas diretrizes que tornem a missão mais simples.
Perfil do cliente
Investigar o perfil do cliente é necessário para que, ao associar a marca ao estilo de vida e momento em que interfere na vida dele, seja possível definir cores, tom da linguagem, traçar interesses e necessidades com as quais pode colaborar.
Conhecer o cliente é atividade constante para que, mesmo a cada nova mudança de comportamento, a marca seja rápida em se adaptar para gerar conexão, empatia e sentimento de pertença ao shopper.
Uniformes
Parte importante para nortear clientes, principalmente, se a rotina for de fluxo intenso de clientes. Sempre há a necessidade de auxiliar e, portanto, precisa ser rapidamente identificável e bem treinado para que consiga suprir a necessidade do consumidor ao ser requisitado e, assim, encantá-lo.
Cores
É preciso cravar morada na memória afetiva do consumidor. Se o ambiente é todo planejado para ofertar sentimentos positivos (praticidade, conforto, exclusividade e tantas outras possibilidades), porque não lembrá-lo da marca que faz isso por ele.
Para tanto, não é necessário colocar o nome da empresa a cada centímetro quadrado. As cores da identidade visual podem ser trabalhadas nas etiquetas, nas gôndolas, nas placas de apoio dos corredores, nos carrinhos, nos uniformes, nas portas e janelas, portões, caixas, nas adesivações, telas e intervenções realizadas no PDV.
Mensagens
São inúmeras as necessidades de informar o cliente, seja para despertar a sua curiosidade por um lançamento, promoção ou benefício ofertado, ou, ainda, para guiar e instruir ao indicar localização ou informações complementares.
Ter o perfil de cliente traçado é extremamente importante para acertar na maneira de se comunicar para conseguir provocar o sentimento e ação desejadas.
E para a realização de todas essas premissas, além da definição estratégica, é sempre necessário manter o PDV sob as melhores condições possíveis, além de fazer a atualização dos materiais constantemente, o que demanda a atenção de profissionais engajados.
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