A terceirização traz para dentro da empresa um time especializado com know-how e disponibilidade para atuar em vários tipos de atividades, permitindo que a equipe de colaboradores dê foco e atenção exclusiva em ações prioritárias para obter melhores resultados de negócios.
O Brasil é um país cuja competitividade sofre devido a inúmeros entraves econômicos, de acordo com a CNI (Confederação Nacional das Indústrias).
Em um levantamento da CNI o país ocupa a 17ª posição entre 18 países, em uma avaliação que considerou nove fatores decisivos para os bons resultados do setor, a partir da média do resultado que obteve nos quesitos individuais, demonstrados abaixo:
● Disponibilidade e custo de capital (18°)
● Ambiente macroeconômico (16°)
● Ambiente de negócios (16°)
● Peso dos tributos (15°)
● Infraestrutura e logística (15°)
● Educação (12°)
● Estrutura produtiva, escala e concorrência (12°)
● Tecnologia e inovação (9°)
● Disponibilidade e Custo de Mão de Obra (6°)
Tais dados foram apresentados no levantamento “Competitividade do Brasil 2018-2019 — Comparação com Países Selecionados” e demonstram a posição da nação, em cada um dos quesitos, através de um semáforo.
Entre eles, o único fator que o Brasil está em situação positiva foi o de Disponibilidade e Custo de Mão de Obra, ponto que toca em uma realidade recente do país, a partir da terceirização de todos os tipos de atividade — atividades-meio e atividades-fim —, o que foi
permitido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em agosto de 2018.
Disponibilidade e Custo de Mão de Obra
Ainda conforme o documento da CNI, neste fator o país ocupou a 6ª de 18 posições. Essa foi a média alcançada após a análise de cinco aprofundada que investigou:
● Produtividade do trabalho da indústria (17ª posição)
● Custo de mão de obra (13ª posição)
● Níveis de remuneração na indústria manufatureira (11ª posição)
● População economicamente ativa (8ª posição)
● Crescimento da força de trabalho (6ª posição)
● Disponibilidade de mão de obra (5ª posição)
Assim, é possível perceber que há muito espaço para a indústria se desenvolver e ganhar mercado, mesmo neste que é o único fator de destaque positivo.
Terceirização para ter competitividade
A liberação da terceirização para todas as naturezas de atividades veio para modernizar a relação de trabalho e para dar liberdade aos empreendedores e aos executivos de administrarem os recursos que possuem da melhor maneira possível. Isso porque o trabalho terceirizado é uma parceria estabelecida entre duas ou mais empresas que se complementam e beneficiam mutuamente.
Ao entender esse papel importante da terceirização fica simples de identificar como os resultados se tornarão positivos através dos benefícios proporcionados por esse modelo de contratação.
Benefícios da terceirização
São muitos os desdobramentos gerados pela terceirização de trabalhos, seja direcionada a atividades-meio (limpeza e segurança) até atividades-fim (telemarketing, manutenção industrial). Conheça quais são eles em seguida.
Menor custo
O mais conhecido de todos os pontos positivos é o custo por se tratar de uma contração entre empresas e não dos funcionários diretamente, o que sempre é bem-vindo, dada a necessidade de racionalização das finanças das empresas.
Mas há a diminuição de perdas, que também influenciam positivamente nos gastos, pois, ao trabalhar com mão de obra especializada, todos os insumos e infraestrutura envolvidas também passam a ser utilizadas de uma melhor maneira.
Gestão enxuta
Situações corriqueiras com relação à gestão da mão de obra passam a não fazer mais parte da rotina da contratada que tem a prestação de serviço sempre garantida, sem precisar lidar com férias, afastamentos, faltas de pessoal e, ainda, ter a certeza do trabalho realizado.
A administração envolvida nos recursos humanos é onerosa, trabalhosa e, por vezes, morosa. Por isso a terceirização se torna ponto forte por desobrigar a contratada desses processos e focar na estratégia.
Especialização
A partir desse modelo de contratação, a empresa ganha profissionais especialistas que têm conhecimento e técnicas profundas a respeito do serviço necessário, o que gera melhores e mais confiáveis resultados.
Produtividade
Outro ponto de destaque é que, ao dividir o trabalho em várias etapas, se ganha maior produtividade e também eficiência em cada uma das partes do processo. Ao final o que se conquista é um produto melhor, feito com melhores técnicas, a partir de processos constantemente revistos e otimizados.
No entanto, para se atingir tais benefícios, é preciso escolher parceiros que se unam e comprometam à contratada pelo objetivo comum.
Escolha o parceiro certo
E na busca por prestadoras de serviço é necessário avaliar inúmeros fatores como expertise, portfólio, feedback de outros clientes, experiências. Em todos esses atributos a Mazzini se posiciona como uma empresa confiável e de qualidade, devido às mais de três décadas de trabalho sério, dedicado e especializado.
Conheça o nosso portfólio e veja tudo o que temos a agregar na sua operação!