Por que terceirizar o processo de recrutamento e seleção? - Mazzini

Por que terceirizar o processo de recrutamento e seleção?

5 vantagens da terceirização de processos de recrutamento e seleção

Atualmente, o departamento de recursos humanos (RH) das empresas precisa se dedicar muito à gestão estratégica de suas atividades. Por conta disto as atividades relacionadas à manutenção da produtividade da equipe, motivação de colaboradores e mesmo retenção de talentos são prioridades que precisam estar no topo da preocupação dos gestores, que passam a tratar os funcionários como um capital humano da organização. Neste contexto, muitas empresas preferem terceirizar boa parte do processo de recrutamento e seleção.

A terceirização destas atividades pode ser muito vantajosa porque em geral contratações demandam muito tempo da equipe de RH. Assim, ter uma equipe especializada e dedicada a este processo – que muitas vezes é contínuo – termina sendo uma opção bastante positiva para qualquer companhia, além de permitir aumentar a eficiência do departamento como um todo.

Terceirização do recrutamento e seleção

Um bom processo de seleção garante colaboradores alinhados à cultura. da empresa Porém, captar e selecionar tais candidatos não é uma tarefa simples.

Há a necessidade de busca e captação, filtragem dos compatíveis, além dos contatos diretos que visam a avaliação, agendamento de dinâmicas e entrevista e, por fim, a contratação dos selecionados.

Assim, ao invés de sobrecarregar o departamento que já conta com tantas outras demandas, como gestão de folha de pagamento, controle de pontos, treinamentos, etc., terceirizar uma parte de suas atividades pode permitir aumentar a eficiência do recrutamento e seleção.

Neste contexto, a terceirização oferece maior assertividade na contratação de novos colaboradores a um investimento adequado, desonerando a equipe de RH dessa função e gerando mais tempo para a dedicação à gestão estratégica no departamento.

Benefícios da terceirização do RH

Existem várias vantagens ao terceirizar a seleção de candidatos. Entre elas:

1. Contar com uma ajuda especializada

Com uma boa análise da empresa a ser contratada, é possível ter uma empresa especialista no assunto, com experiência, processos e garantias contratuais que vão permitir melhoras no processo como um todo.

Terceirizar, nesse contexto, engloba uma consultoria, com pessoas que fazem este trabalho há tempos e de forma otimizada, até porquê para estas empresas esta é uma atividade fim que precisa ser muito bem feita.

Desta forma, a contratante só vai gastar tempo com os candidatos de fato qualificados, com isso priorizando a capacitação e qualidades desejadas pela empresa.

2. Assertividade no processo

Processos seletivos com contratações erradas resultam em prejuízos para as empresas, seja com treinamentos, exames admissionais/demissionais, impostos e horas trabalhadas, ou mesmo com o custo de investimento em mais um novo funcionário, após a saida do candidato que não se adequou.

O descontentamento profissional por ambos os lados aumenta o turn over e, consequentemente, os custos.

Com um contrato claro e a seleção de uma boa empresa, o recrutamento pode evitar falhas, pois as condições negociadas e a experiência que este tipo de empresa traz com seus profissionais qualificados ajuda a direcionar os candidatos mais alinhados com o perfil desejado para a vaga de forma correta.

3. Redução de custos

Considerando o alto custo que um funcionário inadequado pode gerar e mesmo com os prejuízos trabalhistas pelo excesso de rotatividade, a economia é um dos principais benefícios ao se terceirizar o recrutamento.

Com uma equipe dedicada é possível reduzir os custos simplificando o processo, com ganhos de escala nas atividades e com o uso de um processo bem estruturado de busca para se ter bons profissionais em menor tempo.

Claro que isso também envolve uma contratação – da empresa especializada – mas na maioria dos casos, ele é inferior ou semelhante ao custo interno, sendo que traz muitas melhorias à todo o processo com horas dedicadas exclusivamente a este objetivo.

4. Possibilidade de recrutamento escalável

Muitas empresas, indústrias ou comércios, possuem períodos de movimentos sazonais. Nestas datas, é comum a contratação de funcionários temporários.

Como a demanda é alta e é necessário garantir a qualidade dos novos colaboradores, a terceirização do recrutamento e seleção pode ser uma saída confiável, pois a qualidade do recrutamento usada para as vagas destes profissionais sazonais é extremamente relevante para a produtividade e qualidade dos serviços da empresa.

A mesma metodologia se aplica a corporações que estão em rápida expansão e necessitam de um volume grande de efetivações rápidas.

5. Foco na gestão estratégica

Outro grande benefício de terceirizar é a otimização do tempo do RH. Ao transferir para um prestador de serviços que vai atuar com base em cláusulas que definem muito bem o que se espera dele, alivia-se o departamento pessoal de preciosas horas.

Essa horas podem ser direcionadas no desenvolvimento estratégico das pessoas, com por exemplo na gestão das carreiras, treinamento de colaboradores, fortalecimento da cultura organizacional, atividades motivacionais e muitas outras ações.

Por tudo isso entendemos que terceirizar recrutamento e seleção é uma ótima alternativa para aumentar a qualidade deste processo, reduzir custos e ampliar a competitividade da empresa, uma vez que se escolha uma terceirizada competente e experiente.

É preciso analisar diversos fatores, tais como tempo de mercado, a metodologia aplicada, ferramentas utilizadas, portfólio da contratada, clientes, etc.

Neste contexto, é bom frisar que a Mazzini conta com mais de 30 anos de experiência, atuando no recrutamento e seleção de nossos clientes com eficiência e qualidade. Conheça nossas soluções para contratação de novos funcionários, como a Contratação de Mão de Obra e a Contratação Temporária.

Deixe um comentário

FAÇA SEU CADASTRO

Caso esteja procurando emprego, cadastre seu currículo em nosso portal de vagas

Enviar curriculo