Terceirização é alternativa para tornar as empresas mais lucrativas e produtivas
Devido à maior abrangência possibilitada pela Reforma Trabalhista (2017), a terceirização tem se tornado uma estratégia cada vez mais comum nos diversos ambientes de trabalho.
E a popularização não é injustificada. Afinal, existem inúmeros benefícios em ter equipes ou profissionais terceiros executando atividades para a empresa.
Por isso, no post de hoje vamos abordar mais sobre os desdobramentos positivos dessa modalidade contratual nas empresas.
O que é terceirização?
É a contratação de uma empresa externa, a fim de passar a execução de determinadas tarefas para ela.
Dessa forma, a responsabilidade pela contratação de profissionais e da gestão do processo ficam por conta da contratada, que precisa prestar contas dos resultados que se comprometeu a entregar perante à contratante.
Quais atividades podem ser terceirizadas?
Atualmente, no Brasil, existe a terceirização irrestrita, ou seja, a possibilidade de transferir a responsabilidade de qualquer atividade da empresa a outra PJ (pessoa jurídica).
Essa alternativa existe desde a reforma trabalhista que tornou mais abrangente o campo de atuação das terceirizadas, instaurando regras para o trabalho intermitente (por tempo determinado).
No entanto, ainda fica vetado a subordinação direta dos funcionários terceirizados à contratante, sendo responsabilidade da prestadora de serviço intermediar a demanda e a execução.
Cumprindo a regra, a empresa evita desdobramentos onerosos com reivindicações trabalhistas devido a condutas indevidas.
Por que as empresas terceirizam?
A decisão em terceirizar serviços tem dois objetivos: aumentar o faturamento da empresa e diminuir os custos, o que acarreta em maior lucratividade.
Mas isso é a consequência de uma lógica que começa muito antes, pois, a necessidade por uma prestadora de serviço é percebida pela intenção de economizar ou otimizar o tempo.
E as causas para isso são variadas: pode surgir pela falta de efetividade em um processo; ou completo desconhecimento da empresa em como executar, o que demanda mão de obra com alto nível de especialização fora do campo de atuação da empresa; e também surge pela decisão por focar na parte estratégica do negócio.
Assim, são inúmeros os campos de atendimento das empresas terceirizadas, indo desde manutenção (informática, serviços gerais) e segurança até trabalhos de conhecimento específico como TIC (tecnologia da informação e conhecimento) e área financeira.
Benefícios em terceirizar processos
Redução de Custos
O impacto mais conhecido é a economia. Ela acontece devido ao valor já pré-estabelecido em contrato entre as partes, evitando surpresas no orçamento da empresa.
A atuação da terceirizada, também, tem impacto na utilização e consumo de recursos, o que reflete positivamente no caixa da empresa.
Produtividade
Com pessoas especializadas, a prestadora de serviço chega preparada para solucionar a necessidade da empresa, o que agiliza o tempo, uma vez que a contratante não precisa passar pela fase de treinamentos e pela curva de aprendizagem dos funcionários, ainda que uma contextualização do cenário interno seja sempre necessária para adequar o conhecimento à realidade local.
Efetividade
Com os profissionais certos, consegue-se fazer mais com uma utilização racional dos recursos disponíveis. Ou seja, maquinários são preservados e prolongam a vida-útil e produtos são economizados, o que gera economia e resultados efetivos para a empresa.
Focar na Estratégia
Ao transferir a responsabilidade da gestão de pessoas e/ou processos — tarefas de extrema importância e que consomem tempo das lideranças — a empresa contratante consegue investir sua energia e criatividade na parte estratégica, ao criar e aproveitar oportunidades de mercado que favoreçam o seu desenvolvimento.
Simplificar a gestão
Como a subordinação dos profissionais terceirizados é da prestadora de serviço, o alinhamento periódico fica concentrado em apenas uma pessoa. Assim, os gestores conseguem agilizar as tomadas de decisão e não precisam lidar com inúmeros desdobramentos ocasionados por uma folha de pagamento, como turnover, recrutamento e seleção, treinamento, rescisões, escalas de férias e substituição por afastamentos.
Feito este overview de informações, fica claro o benefício da terceirização, não é mesmo? Contudo, para que seja um processo de resultados positivos é preciso contar com a integridade e comprometimento de empresas sérias. A Mazzini, com 35 anos de atuação, oferece Facilities, com quatro áreas de atuação terceirizada. Conheça!
Boa noite.
Obrigada por me por ao par da importância da Terceirização.
Já conclui o meu currículo frente a vocês empresa .
Obrigada pela força e atenção .