Como avaliar a qualidade dos processos de recrutamento e seleção? - Mazzini

Como avaliar a qualidade dos processos de recrutamento e seleção?

Indicadores de desempenho são necessários não só para os funcionários contratados como também para a empresa terceirizada para o recrutamento

Toda empresa, em algum momento, necessita dos processos de recrutamento e seleção. Seja por uma expansão da operação ou pela consequência de um desligamento, de uma aposentadoria, de férias etc.

E encontrar o candidato ideal para a vaga nem sempre é uma tarefa fácil. Por esse processo envolver muitas variáveis, erros são comuns. E para minimizá-los, é essencial que haja uma forma de avaliar como os processos estão ocorrendo, a fim de identificar erros e melhorias que possam ser implementados.

E por demandar muito tempo e esforço, muitas companhias optam por terceirizar o processo de recrutamento e seleção.

Por que terceirizar o recrutamento e seleção?

Realizar o processo de recrutamento e seleção requer tempo, análises específicas e ações organizadas. Porém, caso a empresa queira focar a área de RH em estratégias específicas, não sobra o tempo hábil para se dedicar a um processo de contratação. Por esse motivo, a terceirização se torna uma excelente opção.

Entre outros motivos para se optar pela terceirização, através de uma empresa especializada, pode-se citar:

  • diminuição da rotatividade (turnover);

  • contratação do colaborador adequado para a vaga;

  • maior velocidade nos processos de contratação;

  • maior alinhamento da cultura da empresa com o funcionário a ser contratado;

  • maior economia de recursos financeiros e pessoais.

Tudo isso é realizado, pois ao se contratar uma empresa especializada em processos de recrutamento e seleção, ela realiza uma análise minuciosa dos candidatos, indicando o que mais se alinha ao esperado, reduzindo a chance de erro na efetivação do colaborador.

Avaliando a qualidade dos processos

Assim como todo processo terceirizado, é preciso avaliar se o resultado está sendo atingido e observar quais os pontos que estão falhos e quais ainda podem melhorar. Para tal, é fundamental fazer uso de indicadores.

Abaixo citamos as principais métricas que podem ser aplicadas em um processo de recrutamento e seleção para que possa monitorar o serviço prestado pela contratada que escolheu.

Tempo do processo

A assertividade do processo requer tempo e dedicação, porém, isso não significa que pode ser prolongado indefinidamente. Afinal, o ditado já diz: tempo é dinheiro.

Quando uma vaga está aberta significa que existe demanda para ela. Se a contratação de um novo funcionário não acontece de forma rápida, os demais ficam sobrecarregados.

Portanto, um período deve ser definido para cada processo . Ele deve ter por objetivo aumentar a agilidade do processo; porém, sem comprometer a qualidade do resultado.

Custo

Todo o processo de contratação tem um investimento envolvido. E não necessariamente ele é alto, visto que a assertividade na efetivação do capital humano certo pode trazer bons resultados para a empresa.

Porém, é essencial saber qual o custo por contratação. Uma forma simples de se ter esse valor é dividir o total investido no processo pelo número de vagas preenchidas.

Porcentagem de vagas preenchidas no prazo

O encontro de profissionais é crucial em todas as áreas de uma companhia. E nos processos de recrutamento e seleção não são diferentes.

Se as vagas não estão sendo preenchidas, algo está errado e precisa ser corrigido. Para se calcular esse indicador, divida o número de vagas que ainda não foram preenchidas pelo total de vagas abertas e multiplique por 100.

Por exemplo, sua empresa terceirizou a contratação de 10 funcionários. No final do prazo, uma vaga ainda não havia sido preenchida. 1/10*100=10%, ou seja, 10% das vagas estão com contratação fora do prazo.

Rotatividade (Turnover)

A rotatividade no mercado é comum, porém, caso ela ocorra em contratações recentes, significa que o processo de recrutamento e seleção foi falho. E o turnover é custoso, visto que envolve a rescisão do contrato, os encargos, exames, tempo e todo o processo de contratação novamente.

Se isto está acontecendo é porque não foi alinhado às políticas, cultura e perfis dos profissionais com a empresa, demonstrando a necessidade de melhor alinhamento com a empresa terceirizada.

Como pôde ver, existem muitos indicadores que podem medir a eficiência de um recrutamento, mesmo que terceirizado.

E para se ter resultados atrativos e dentro do esperado, é essencial que se tenha como parceira uma empresa séria e comprometida. Neste contexto, a Mazzini possui 35 anos de experiência no setor, cuidado dos processos de recrutamento e seleção de acordo com a sua necessidade. Conheça nossos serviços e entre em contato conosco.

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