Merchandising Compartilhado: uma tendência no Trade Marketing - Mazzini

Merchandising Compartilhado: uma tendência no Trade Marketing

Estar de olho nas tendências do trade marketing é um grande indicativo de que você está atento às mudanças naturais da área, o que implica em grande saúde para o seu negócio. Uma das maiores tendências atualmente quando o assunto é trade marketing é o uso do merchandising compartilhado.

Quer saber o que ele é e as vantagens que oferece? Então você está no lugar certo. Neste artigo, vamos mostrar as particularidades do merchandising compartilhado e o que ele pode te oferecer. Vamos começar?

O que é merchandising compartilhado?

O merchandising compartilhado é, como o nome indica, um esforço de divisão de trabalho por várias organizações que procuram atingir o mesmo resultado: a otimização dos seus esforços de trade marketing. Essa divisão de trabalho que o merchandising compartilhado oferece é feita através do próprio promotor de vendas, que responde a uma agência terceirizada especializada em trade marketing.

Mas qual é exatamente o aspecto colaborativo do marketing compartilhado? Como se dá essa troca de esforços?

É simples: neste modelo uma empresa não precisa contratar um promotor de vendas exclusivo, o chamado ‘headcount’, mas sim os seus serviços através de uma agência, sendo que esse promotor e sua equipe também prestam serviços para outras empresas ao mesmo tempo. O promotor de vendas compartilhado, então, atende a diversas marcas no mesmo dia e é guiado não por um coordenador da marca, mas pela agência especializada que vai cumprir um nível de serviço definido através das recomendações da contratante.

Não precisar contratar o promotor de vendas (e lidar com sua gestão), mas sim o serviço executado traz uma série de vantagens. Continue a leitura do artigo para uma explicação mais profunda sobre o que o merchandising compartilhado pode oferecer para sua empresa.

Quais as vantagens do merchandising compartilhado?

Elas são várias, indo desde a praticidade de não ter que se preocupar com treinamentos extensos, coordenação detalhada de atividades e fiscalizações diárias, até a economia do formato de contratação e a obtenção de um serviço qualificado. Mais exemplos logo abaixo:

Melhor cobertura do atendimento

Quando o serviço de atendimento – seja ele a execução de ações ou reposição de produtos – é feito através do merchandising compartilhado, torna-se muito mais fácil e econômico atender PDVs mais distantes ou isolados. Isso porque, com os promotores compartilhados há um ganho de escala e a demanda torna-se compartilhada.

Isso significa que você não arca com os custos de deslocamento nem “perde” o promotor para PDVs distantes, já que eles podem ser atendidos segundo a rotina dos promotores compartilhados.

Custo passa a ser diretamente associado ao trabalho realizado

Outra grande vantagem do merchandising compartilhado é que o pagamento realizado para a agência responsável pelo promotor é feito por visitas, e não através de um valor fixo mensal independente de quantos PDVs o promotor visitou.

Dessa forma, você paga apenas pelo que é feito, o que contribui para a economia e um controle maior do budget.

Alinhamento do plano de sell-in e sell-out

O plano de sell-in e sell-out se beneficia muito do merchandising compartilhado, principalmente porque o promotor de vendas nesse regime de contratação de serviços pode ser alocado com maior agilidade pela agência – sempre seguindo as recomendações da empresa contratante.

Dessa forma, é possível melhorar o relacionamento entre fornecedores e distribuidores através de uma presença garantida, o que impacta positivamente no sell-in, e também da rápida implementação de ações onde o contato com o shopper é maior, o que melhora os indicadores de sell-out.

Contratação simples e sem fidelização

O modelo de contratação é bem mais simples e flexível do que os regimes mais tradicionais de contratação de pessoal. Isso porque as taxas e os custos com um funcionário muitas vezes são altos, ao passo que o serviço de merchandising compartilhado oferecido por uma agência de trade marketing é bastante dinâmico, simples e econômico.

Um grande exemplo dessa praticidade é a ausência de necessidade de fidelização. Normalmente, um contrato com um promotor de vendas possui a validade de um ano, qualquer que seja a demanda. Com o merchandising compartilhado, a partir de três meses já é possível revogar o contrato caso haja necessidade, portanto é um formato interessante para ações pontuais ou específicas para certas épocas do ano.

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E, se você tem interesse no assunto, não deixe de ver nossa página sobre promotores compartilhados! A Mazzini e sua unidade de trade marketing, a BTL, são referência nessa e em outras tendências de trade marketing, e por isso podemos oferecer um suporte abrangente neste assunto.

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