No mundo das organizações modernas, na sociedade do conhecimento, o ativo mais importante de uma empresa não é algo tangível. Não se trata de equipamentos, estruturas, tecnologias ou matérias-primas. Estamos falando do potencial intelectual de cada colaborador, falamos de capital humano.
Com a concorrência cada vez mais acirrada e se expandindo a níveis globais, verificou-se ao longo do tempo que a capacidade de criação, habilidades e evolução das pessoas poderia garantir vantagens competitivas e geração de valor para o mundo empresarial, e é sobre essa decisiva participação do capital humano nas organizações que vamos falar hoje. Continue lendo e confira este material especial. Boa leitura!
O que é capital humano?
Embora alguns especialistas tenham visões particulares sobre o assunto, no geral, o termo capital humano se refere ao valor que uma empresa obtém de acordo com a qualificação, know-how, capacidades e habilidades de seus funcionários. São atributos adquiridos por um trabalhador por meio da sua educação e experiência.
Em outras palavras, são as pessoas que fazem o sucesso de uma empresa, pois são elas quem transformam horas trabalhadas em valor agregado. São elas que produzem e entregam serviços, solucionam problemas, aceitam desafios e disponibilizam suas experiências e conhecimentos nos mais variados campos visando o sucesso da organização.
O conceito de capital humano surgiu há muito tempo, no século XVIII, quando alguns filósofos, como Adam Smith, viram a necessidade de estudar diretrizes além dos fatores técnicos para definir o valor de uma instituição, então passaram a analisar o impacto da participação humana na reputação e na economia das empresas.
Qual a importância de uma boa gestão de capital humano?
O capital humano é um ativo intangível, mas não é por isso que ele não pode ser calculado de alguma forma. Ele é considerado de difícil mensuração, mas algumas vertentes e ações podem facilitar esse processo.
Uma boa gestão de pessoas, executada de forma eficiente, direcionada e estabelecida em princípios e valores, pode fazer com que ele gere ótimas receitas para a empresa, transformando o patamar econômico, financeiro e social da organização.
A importância da gestão de pessoas nesse sentido se dá justamente pelo fator de acompanhamento. Ou seja, um bom gestor deve monitorar o trabalho das equipes, a fim de alinhar competências, mapear perfis, estimular a troca de experiências e identificar gargalos e pontos de melhorias. Se bem aplicada, essa estratégia não compromete a equipe, evita o desgaste e retém o maior número de talentos com motivação suficiente para a geração de valor dentro da empresa.
O capital humano se refere a pessoas, por isso, o trabalho da gestão deve focar na valorização do profissional, para obter sucesso no seu objetivo.
Como obter um bom capital humano na sua empresa?
Agora que você já sabe o conceito e a importância de uma gestão direcionada, confira algumas dicas de como obter um capital humano de valor na sua empresa.
Trabalhe os líderes para melhorar o desempenho dos funcionários
Para gerenciar adequadamente seu capital humano, é vital que a sua equipe de liderança entenda como identificar e medir as diferenças no desempenho dos funcionários. Afinal, o bom trabalho de uma equipe começa com uma participação eficaz do seu líder.
Por isso, aperfeiçoe as habilidades dos gestores e aplique um trabalho diferenciado para que eles entendam a importância de desenvolver o capital humano da instituição.
Favoreça as habilidades dos funcionários na hora de determinar funções
Um dos erros mais comuns em termos de gestão de capital humano é a negligência dos líderes na hora de definir tarefas para os membros da equipe.
Para extrair o melhor de cada profissional e manter a motivação em alta é importante que se realize uma análise, a fim de identificar os pontos fortes e fracos de cada colaborador. Feito isso, é preciso dividir as equipes de acordo com cada habilidade.
É possível realizar uma separação individual ou montar equipes que fiquem niveladas de acordo com cada conhecimento. Essa forma de “filtro” motiva e permite que as pessoas se adaptem ao que de melhor sabem fazer.
Adote sistemas de treinamento e capacitação
Sistemas de treinamentos e capacitação são benéficos tanto para as empresas quanto para os funcionários. O capital humano trata da valorização do profissional, uma troca entre o colaborador e a empresa, por isso quanto mais treinado e capacitado ele for, maior será o valor da organização.
Quando a instituição investe em treinamento, ela demonstra para os funcionários que está preocupada com a melhoria profissional de todos. Essa reciclagem profissional reflete positivamente pois eles se sentem valorizados e instigados a darem seu melhor para se alinharem aos objetivos da empresa. Com essa estratégia, a obtenção de ótimos resultados é praticamente garantida.
Por que investir no fator humano é essencial para a minha empresa?
A busca por uma gestão de pessoas de maneira assertiva e eficiente é um dos grandes desafios de qualquer organização. Isso porque, pudemos ver, um bom capital humano depende de inúmeras variáveis, que podem ser completamente diferentes em um mesmo ambiente de trabalho.
O investimento nesse capital é uma maneira de desbloquear talentos inexplorados. O que as empresas obtêm em troca são líderes melhores e gerentes mais eficazes. Além disso, conseguem benefícios como:
- Aumento da satisfação dos funcionários;
- Melhoria na taxa de retenção de talentos;
- Otimização no retorno por investimento (ROI);
- Aperfeiçoamento da cultura da empresa;
- Melhoria dos programas de recrutamento.
Enfim, o capital humano é um ativo cada vez mais decisivo para o sucesso das empresas. Porém, para que o seu valor seja impactante dentro da instituição é importante uma gestão eficiente, que esteja envolvida na aquisição, no cultivo, no engajamento e na retenção dos profissionais. É essencial um trabalho direcionado para localizar, recrutar, selecionar e motivar pessoas que possuam os conhecimentos e habilidades certas para a sua empresa. E o mais importante, fazer com que elas se sintam parte do processo.
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