Para aplicar o shopper marketing é preciso conhecer bem o comprador, a fim de otimizar a experiência no ponto de venda
Pessoas realizam compras, praticamente, todos os dias e com diferentes objetivos. Para elas, essa reflexão não tem relevância ou acontece de forma automática. Porém, para os varejistas, conseguir entender as motivações é fator determinante para o sucesso de suas operações.
Isso porque dentro do chamado shopper marketing, área que se aprofunda em entender o comportamento do comprador no ponto de venda, é possível identificar oportunidades e melhorias para otimizar os resultados do negócio.
No post de hoje, você passa a conhecer melhor o que é e como funciona o shopper marketing, além de entender os benefícios e como aplicá-lo no seu varejo!
Shopper x Consumidor
O shopper é quem vai até a loja para comprar. Por razões diferentes, a pessoa que busca, escolhe e paga pelo produto pode não ser quem o consome. Assim, nos diferentes papéis que ocupamos na vida, comprar para outras pessoas também é um deles.
E no universo de varejo isso tem total impacto nos resultados. Afinal, os atributos avaliados por quem usa determinado produto, costumam ser diferentes dos de quem o compra.
Isso acontece porque, quando não são os consumidores, os shoppers não têm relação com a marca. Ou seja, como não há um relacionamento para decidir por qual levar, os compradores utilizam diferentes aspectos de custo-benefício para julgar e definir cada item.
Entre eles, a variedade, o atendimento, o preço, a conveniência e a experiência (encantadora ou não) que foi proporcionada. Assim, cabe aos varejistas conhecer o perfil desse comprador para criar ações que incentivem o consumo.
Por onde começar?
Ainda que o cenário se apresente cheio de variáveis é possível tomar medidas para fazer o negócio rentabilizar e crescer, melhorando a gestão de recursos.
O primeiro ponto é se dedicar a conhecer todos os detalhes sobre o perfil do shopper. Pois, estabelecimentos diferentes cumprem objetivos distintos na rotina de seus clientes. Qual é o seu?
Ao compreender as expectativas, os objetivos e as necessidades desse comprador, além de identificar em quais contextos, momentos e para quais ocasiões visam a sua loja, é possível realizar ações que aumentem o ticket médio e melhorem a gestão de estoque.
Shopper Marketing
São várias as estratégias e táticas que podem ser definidas na área de shopper marketing. Em todas elas, a ideia é melhorar a experiência de compra, seja em agilidade, praticidade e/ou sensação.
Por exemplo, o mix de categorias de produtos, a disposição deles nas gôndolas e a lógica de disposição por entre os corredores.
Criar formas de destacar e prender a atenção, seja através de uma intervenção sazonal, displays, pessoas treinadas ou a ambientação completa dedicada a determinado perfil.
Como aplicar o shopper marketing
Para aplicar o shopper marketing é preciso coletar dados, que serão analisados e, em sequência, poderão trazer insights. Com isso fica mais possível construir ideias e ações para impactar o shopper e para a otimização de conversão no ponto de venda.
Todo esse processo busca embasar as decisões para que a estratégia atinja os resultados de desempenho e de retorno de investimento esperados.
Até porque, toda mudança ou intervenção realizada será sentida pela shopper, que já é bastante habituado à loja. Para que esse impacto seja positivo é preciso se cercar de informações relevantes, o que se torna mais assertivo a partir de parcerias.
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