O que uma terceirizada de Trade Marketing precisa oferecer? - Mazzini

O que uma terceirizada de Trade Marketing precisa oferecer?

Aqui na Mazzini, acreditamos que o trade marketing é uma estratégia fundamental para quem busca o sucesso no ponto de venda. Seja no segmento industrial, de distribuição ou de venda para o consumidor final, o trade marketing possui grande importância em vários pontos estratégicos da sua empresa, e garante maior rendimento nos PDVs.

Porém, os custos de ter uma equipe de trade marketing dedicada muitas vezes desanimam os gestores. Mas será que existe uma forma de obter todos os benefícios do trade marketing sem gastar demais? Sim, existe: é a terceirização de trade marketing. No entanto, escolher uma empresa que forneça esse serviço pode ser uma tarefa difícil, pois é preciso estar atento a todos os detalhes, a quais atividades a terceirizada oferece e quais os principais modelos de contratação.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura para descobrir como escolher uma terceirizada de Trade Marketing que traga os melhores resultados para o seu negócio!

Como funciona a terceirização em trade marketing?

Um dos grandes males que impedem a execução adequada de estratégias de trade marketing por empresas já consolidadas no mercado com certeza é a questão dos custos: ter um departamento exclusivo de trade marketing na empresa, com profissionais habilitados, especialistas, promotores de vendas, etc. não sai barato.

E além de lidar com esses custos, que são apenas operacionais, também é necessário ter os recursos para a implantação das estratégias, ativação de PDVs, transporte de mercadorias, entre outros.

Para mitigar essa questão que tem impacto direto nas vendas da organização, a terceirização de trade marketing vem se mostrando como uma ótima saída. Ao invés de gastar demais com um time inteiro, você contrata uma agência sob regime de demanda: quando você precisar elaborar uma campanha, dar treinamentos ou contratar promotores de venda, a agência faz esse serviço sem custos adicionais além do valor do próprio serviço.

Quais são os modelos de contratação existentes?

Um dos grandes benefícios da terceirização de trade marketing é a possibilidade de avaliar suas necessidades específicas e escolher modelos de contratação que as contemplem. O objetivo da terceirização em trade marketing não é tomar o controle de todo o trade marketing da sua empresa, mas sim oferecer os serviços adequados para o seu perfil de acordo com as suas necessidades.

Em poucas palavras, a terceirização em trade marketing realiza o trabalho pesado, mas quem tem o controle é você. Os modelos de contratação podem ser:

  • Nível de execução operacional: a agência lida com a seleção e a contratação de profissionais, ministra treinamentos e lida com os encargos trabalhistas e sindicais. Nesse modelo, a agência monta sua equipe para você de acordo com o que você precisa;

  • Nível tático-operacional: a agência realiza o trabalho de seleção e contratação, mas também se encarrega da implantação de estratégias baseadas na sua metodologia, oferece suporte especializado e cria processos operacionais específicos baseados na sua área de atuação;

  • Nível estratégico: a agência realiza o trabalho dos níveis anteriores mas também elabora as estratégias, oferece sistemas de gestão da informação e de business intelligence (BI), back office dedicado e treinamentos específicos voltados para a sua marca, a sua metodologia e a sua relação com o mercado.

O que uma empresa terceirizada de trade marketing precisa oferecer?

Escolher a agência certa para fazer a terceirização em trade marketing é fundamental para obter sucesso nas suas campanhas, estratégias e ativações. Confira uma pequena lista que elaboramos com os serviços essenciais a se procurar em uma agência:

1 – Treinamento de promotores

O treinamento dos promotores é um dos serviços mais comuns oferecidos por agências de trade marketing, e fazem toda a diferença na sua dinâmica empresarial. Isso porque, muitas vezes, o processo de treinamento ou é custoso ou disruptivo: se você contrata treinadores in house, terá um custo mensal fixo mesmo se a sua demanda não exigir treinamentos frequentes.

Ao mesmo tempo, se você coloca seus melhores profissionais para ministrar treinamentos, você pode comprometer a qualidade do trabalho realizado por eles e perder o foco no core business.

Para resolver esse problema, a terceirização de trade marketing age nos treinamentos oferecendo soluções pontuais e sob demanda, levando em consideração os valores da sua empresa, o que você espera nos seus promotores, a realidade do mercado e o que mais você necessitar.

2 – Ações personalizadas

A terceirização de trade marketing no nível estratégico torna possível o planejamento de ações, campanhas e promoções de vendas com foco no segmento da sua indústria ou distribuidora, levando em consideração seu perfil de clientes, a melhor abordagem, conceitos de shopper marketing, dentre outros pontos.

Isso facilita o trabalho de quem não possui uma equipe de trade marketing in house, e gera grande economia com a não necessidade de contratação de profissionais especializados, que demandam altos custos para a empresa.

3 – Tecnologia de Business Intelligence

O business intelligence diz respeito à coleta de dados sobre o negócio e o seu funcionamento operacional e à sua interpretação para a obtenção de resultados positivos e um cenário de constante melhora dos processos.

Uma agência terceirizada que oferece soluções tecnológicas para o business intelligence é a que vai agregar mais valor à sua empresa. Através de aplicativos e plataformas para a gestão financeira, controle de presenteísmo, monitoramento de metas e apresentação de indicadores de eficácia é possível aplicar o conceito de BI de forma prática, simples e eficaz.

Isso tudo se traduz em maior controle para os gestores e a possibilidade de acompanhamento em tempo real de informações relevantes para a saúde operacional do negócio.

4 – Planejamento nos PDVs

A terceirização de trade marketing atuando diretamente nos PDVs te auxilia a encontrar as melhores oportunidades de cativar os shoppers e criar ótimas situações entre sua empresa e os PDVs que vendem seu produto para o consumidor final.

A agência atua no planejamento de gôndolas, promoções de vendas, ativações no PDV, na logística, etc.

5 – Ações inovadoras

Mas, além de todas essas questões operacionais, a terceirização de trade marketing revela uma outra grande vantagem: o pensamento fora da caixa. Aliando a criatividade ao profundo conhecimento de mercado, uma agência terceirizada de trade marketing pode oferecer insights valiosíssimos para a sua estratégia, oferecendo ideias novas, a par com as tendências do mercado e com as evoluções do trade marketing.

Mesmo com todos esses benefícios sólidos e bem estabelecidos que mencionamos, ter um outro olhar na sua estratégia de trade marketing traz grandes benefícios, além da oportunidade de encantar ainda mais clientes e de estabelecer sua marca como inovadora e de acordo com os tempos e com o mercado.

Quer saber mais benefícios da terceirização de trade marketing? Então temos uma ótima notícia para você: temos um ebook grátis falando sobre isso. Venha conhecer os benefícios que a terceirização de trade marketing pode oferecer!

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