É incontestável que o grande objetivo do varejo é vender, porem este não é um processo imune a problemas e incidentes que podem atrapalhar bastante seu andamento. Por exemplo, casos em que o produto adquirido não chega para ser vendido, chega com defeito, ou possui algum erro no processo, podem gerar perdas de venda e consequentemente comprometer de forma significativa o faturamento da empresa.
Esses incidentes podem ocorrer no processo de transporte, recebimento, manuseio, armazenamento, nas gôndolas ou em qualquer outro ambiente da loja. Por esses motivos, se torna fundamental entender os tipos de perdas e evitar que elas aconteçam em seu estabelecimento.
Problemas nesta linha tendem a acontecer com mais frequência durante as festas de fim de ano devido à grande movimentação. Acompanhe nosso artigo e descubra como reconhecer os tipos de perdas e dicas de como evitar que isso ocorra nesse período.
Reconhecendo os tipos de perdas
As perdas dentro de um estabelecimento podem ocorrer devido a:
- Erros em processos usuais dentro das lojas – como quebras e avarias causadas pela manipulação seja de funcionários ou clientes, produtos vencidos, deterioração de perecíveis…
- Danos ao estoque que não podem ser previstos – como furtos internos, externos e falhas no processo de registro e venda dos produtos, desvios e diferenças na frente de caixa.
Trabalhar com a prevenção é a forma mais segura de evitar que os impactos das perdas previstas e com potencial conhecido, ou também as perdas não previstas, causem um prejuízo financeiro ainda maior para a organização.
Confira dicas de como reduzir as perdas no varejo ao final do ano
Use as melhores tecnologias que podem ser aplicadas no seu estabelecimento
A tecnologia oferece soluções sob medida para o varejo, com elas é possível garantir a segurança dos produtos, do dinheiro, dos funcionários e das pessoas que visitam seu estabelecimento, sem comprometer a experiência de compra do consumidor e o acesso aos produtos.
Escolha a que mais se adequa à sua necessidade e invista em tecnologias como câmeras, gravadores, alarmes, etiquetas inteligentes, cadeados eletrônicos e sensores.
Realize inventários constantes
Inventários constantes permitem que você tenha o controle dos produtos em estoque, das gôndolas, e possibilita encontrar e analisar erros e furtos, principalmente no período que antecipa as festas de fim de ano. Ele será a base para a tomada de decisões seja ela a implementação de algum novo sistema de controle e segurança ou a mudança na forma de movimentação dos produtos na loja.
Esses inventários proporcionam uma análise rápida e com isso o plano de ação é sempre mais eficiente. Ao manter um controle rígido de estoque, se inibe consideravelmente as ações de furtos internos, uma vez que os funcionários têm ciência da contagem constante.
Trabalhe a capacitação e o engajamento dos funcionários
Possuir uma equipe bem treinada e capacitada para reconhecer atitudes suspeitas, trocas de etiquetas, falhas em sistemas é fundamental para o sucesso da empresa contra furtos externos.
Mas, desenvolver uma lealdade entre funcionários, fazendo com que eles se sintam parte da organização se torna um dos principais fatores preventivos contra furtos ou fraudes internas. O engajamento dos membros da empresa é fundamental para qualquer plano de prevenção de perdas.
Não economize na manutenção
Durante o período de férias e festas de fim de ano, estar com uma câmera desligada ou um sensor inoperante pode atrapalhar toda a sua estratégia elaborada para a redução de perdas.
Por isso, realize uma manutenção constante e não permita que as falhas em seus sistemas de segurança acarretem prejuízos.
Agora que já sabe como reduzir as perdas no final do ano, aplique em sua empresa. Ou, se quiser saber mais, entre em contato e descubra as soluções de trade marketing que o Grupo Mazzini possui para as necessidades da sua empresa.