Para obter os resultados positivos rotineiramente com o trade marketing, é necessário um grande investimento com treinamentos, capacitações, seleção de profissionais e elaboração de estratégias. Será que existe alguma maneira de diminuir esses custos sem perder em qualidade no trabalho?
Sim, existe! A terceirização de trade marketing surge como uma ótima alternativa para se investir certo, sem altas cargas financeiras e com a qualidade garantida. Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre a terceirização de trade marketing!
O que se gasta com o trade marketing?
Para que boas estratégias de trade marketing sejam rotina, é inegável que deve existir um investimento alto e constante. Existem vários pontos em que custos são gerados, principalmente porque a área de trade marketing possui muitas atribuições e um grande espectro de responsabilidades.
Primeiramente, custos são gerados com os promotores de vendas, que, em muitos casos, são contratados pelos próprios gestores de trade marketing e possuem uma folha de pagamento como qualquer colaborador.
Eles precisam ser selecionados e treinados, um processo que pode ser longo e trabalhoso, e portanto, bastante custoso, seja em recursos financeiros ou na disponibilidade dos profissionais ministrando o treinamento ou daqueles responsáveis pela seleção.
Além dos promotores, o departamento de trade marketing que procura o destaque necessita de uma equipe estratégica para traçar os planos e ações promocionais, talvez outra equipe dedicada a implementação e mais pessoal qualificado para tratar de assuntos relacionados ao marketing digital, gestão da informação, etc.
Isso sem contar os custos logísticos para a execução, o deslocamento dos promotores a PDVs distantes – onde muitas vezes se perde o dia todo de trabalho com o trajeto – e outras questões práticas.
Tudo isso indica um alto investimento no trade marketing, e quanto maior o investimento, mais arriscado ele se torna. Mas existe uma maneira de obter um ótimo ROI e não gerar tantos custos: a terceirização de trade marketing.
Como a terceirização de trade marketing soluciona os altos custos?
Indo direto ao ponto, tudo isso que mencionamos no tópico anterior pode passar a ser a responsabilidade de uma agência de trade marketing para reduzir custos. Melhor do que isso, você pode escolher como se dá a terceirização de acordo com a sua estratégia e as necessidades do seu time de trade marketing:
Em um primeiro nível, chamado operacional, a terceirizada lida com treinamentos de promotores e sua seleção. Em um segundo nível, tático-operacional, os serviços já incluem a implementação e a execução de estratégias. O terceiro nível envolve todos os anteriores e a própria elaboração dos planos e participação ativa na vida do trade marketing da contratante.
Mas como tudo isso ajuda na redução de custos elevados?
Seleção e capacitação de profissionais
O treinamento é uma situação difícil de manejar: se você usa seus melhores funcionários como treinadores, você os perde como agentes do serviço de trade marketing, e, se não os utiliza, corre o risco de ter problemas no futuro com um treinamento aquém do satisfatório.
A terceirização de trade marketing elimina esse problema: começando com um processo seletivo cuidadosamente elaborado que culmina em um treinamento focado nos resultados esperados dos promotores, você tem garantias de total aproveitamento sem os problemas e custos atrelados a uma equipe in house oferecendo esses serviços.
Para atingir os mesmos resultados com uma equipe interna, seria necessário contratar treinadores e mantê-los por bastante tempo, algo que gera custos elevados com os salários, encargos trabalhistas e a possibilidade de rescisão de contrato no futuro. Com a terceirizada, você paga apenas pelo serviço de qualidade seguindo uma demanda em específico.
Controle dos promotores
Os promotores não estão dando os resultados esperados? Provavelmente eles precisam de uma supervisão mais ativa. Como realizar esse trabalho sem gerar grandes custos com a contratação de mais profissionais?
É simples: contratando os serviços de uma terceirizada. Com a terceirização de trade marketing, a agência assume o compromisso de controlar os promotores, fazendo o acompanhamento de metas e avaliando o seu rendimento.
Um dos pontos mais interessantes oferecido pelas terceirizadas é a possibilidade de abraçar uma nova tendência em terceirização de trade marketing: o merchandising compartilhado. Com esse modelo de contratação, você lida com os promotores de uma forma diferente: contrata-se o serviço a ser realizado, não a pessoa. Dessa maneira, é possível reduzir custos por um processo simples: o contrato de acordo com a demanda.
O Brasil ainda está entrando nessa tendência, sendo que poucas agências de trade – dentre elas a Mazzini – possuem um bom know how sobre o seu funcionamento. O futuro, porém, aponta para a maior difusão do merchandising compartilhado.
Manejo de convergências de áreas
Atualmente, o mundo do trade marketing vem sofrendo grandes mudanças com o advento da tecnologia e de novas metodologias focadas em meios digitais e no shopper. O apoio de uma terceirizada é imprescindível para se manter à tona de todas as tendências surgindo.
Isso porque se já é custoso manter um time interno de trade marketing, manter um com proficiência em várias mídias, estratégias digitais, softwares para calcular métricas e conhecimento de mercado nessas áreas fica ainda mais caro.
A agência oferece esses serviços de forma menos custosa porque consegue manejar a convergência de áreas com maior facilidade. Normalmente, as agências que oferecem a terceirização de trade marketing já trabalham com essas mídias e se interessam por elas, e estão inseridas no mercado há mais tempo realizando esse trabalho.
Dessa forma, os custos são muito menores do que montar uma equipe própria e as garantias de um bom trabalho são mais palpáveis.
Serviços complementares
Além desses aspectos de gestão e planejamento, a terceirização de trade marketing pode cuidar de questões mais práticas, reduzindo ainda mais os custos com uma equipe extensa e interdepartamental.
A logística, por exemplo, pode ser difícil de lidar, pois além dos custos do próprio transporte, você ainda paga os carregadores, a manutenção da frota, licenças, etc. A terceirização de trade marketing pode realizar esse serviço por apenas uma fração do seu custo.
Outro ponto interessante é a elaboração de planos para ações de merchandising e a sua execução, algo trabalhoso e demorado que pode ser complicado manter in house.
É necessário extenso planejamento, um trabalho de execução complexo no PDV e a correta interpretação dos resultados. Uma terceirizada pode realizar todo esse ciclo ou apenas parte dele, sem gerar altos custos e com grande compromisso com a qualidade e o sucesso das ações. Por esses motivos, fica evidente que a terceirização de trade marketing é fundamental para se atingir ótimos resultados e reduzir custos.
Para mais informações sobre como uma agência especializada e com tradição no mercado, entre em contato com a Mazzini! Teremos o maior prazer em mostrar como funciona de fato a terceirização de trade marketing.
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