Entenda por que a terceirização de mão de obra é uma tendência global. E veja como sua empresa pode se beneficiar dessa prática!
A terceirização de mão de obra, basicamente, consiste em contratar trabalhadores por meio de uma empresa especializada no fornecimento de determinados serviços. Em vez de montar uma equipe própria e ter que lidar com toda a carga de trabalho envolvida nisso, o contratante simplesmente firma um contrato especificando que quer e se comprometendo a pagar pelo serviço prestado.
Nos últimos anos, com a transformação da divisão social do trabalho em todo mundo, a terceirização desponta como uma tendência que beneficia tanto os trabalhadores quanto as empresas.
Sobre que isso vamos ajudá-lo a refletir com este artigo.
A terceirização de mão de obra no Brasil
Basicamente, a estratégia corporativa de terceirização de mão de obra é explicada muito rapidamente. Ela envolve tarefas e projetos inteiros que foram realizados anteriormente dentro da empresa sendo realizadas por terceiros. A empresa contratada externamente ou o indivíduo é especialista na área terceirizada e, portanto, pode oferecer um trabalho de alta qualidade.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), atualmente 22% dos trabalhadores brasileiros se enquadram na condição de terceirizados.
No Brasil, a legislação dá conta de que atividades das mais variadas naturezas podem ser terceirizadas. A Lei Nº 13.429/2017 descreve, em 19 artigos, o que as empresas podem e o que elas não podem fazer em relação à contratação de mão de obra terceirizada.
A terceirização de mão de obra no mundo
Também é importante saber que a terceirização de mão de obra é uma prática crescente em todo o mundo.
Essa tendência dialoga diretamente com os avanços tecnológicos, mas também com a própria dinâmica da indústria e do varejo, hoje mais descentralizados e rompendo com o chamado “modelo fordista”, aquele em que tudo era realizado dentro da empresa, de preferência na mesma planta/unidade e negócio.
Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo global realizado em 2019, 37% das pequenas e médias empresas optam por serviços terceirizados. Elas buscas, em sua maioria, mais eficiência aliada a redução de custos.
Outra pesquisa global aponta que serviços de pesquisa e desenvolvimento de produtos também caminham para o campo da terceirização. A prática deverá crescer US $ 6,77 bilhões no período 2019-2023 em todo o mundo.
→ Leia também: Terceirização de serviços: cuidados e benefícios!
Benefícios da terceirização de mão de obra — para trabalhadores e empresas
Mas, por que a terceirização de mão de obra é tendência no Brasil e no mundo? A resposta está nos benefícios que essa prática oferece, para as empresas e para os trabalhadores.
Confira, a seguir, que vantagens os profissionais e as organizações obtêm ao optar pela terceirização de serviços.
Vantagens para os profissionais
-
possibilidades de empreender, entregando serviços a empresas maiores;
-
empregabilidade driblando as sazonalidades — quando um projeto é finalizado, parte-se para o atendimento a outra empresa;
-
trabalho home office, nos serviços que são realizados digitalmente.
Vantagens para as empresas
-
maior produtividade, pois o time interno concentra esforços no core business enquanto os terceirizados fazem as tarefas secundárias;
-
ganho de eficiência, pois os trabalhadores já vêm devidamente treinados e devem entregar exatamente o que foi contratado;
-
redução de custos operacionais;
→ Leia também: Terceirização e competitividade, saiba como aplicar na sua empresa!
Como você viu, a terceirização de mão de obra é uma tendência global, que agora vem ganhando força no Brasil. Ela oferece inúmeras vantagens, mas deve ser praticada de maneira estratégica.
Aqui na Mazzini, nós temos grande experiência no fornecimento de serviços terceirizados. Atuamos há mais de 30 anos no mercado e acompanhamos a evolução dessa tendência.
Que tal, nós conseguimos ajudá-lo a entender por que a terceirização de mão de obra está tão em alta? Deixe seu comentário!