Entenda os benefícios da terceirização de mão de obra e veja quais serviços podem ser terceirizados na sua empresa.
A terceirização de mão de obra oferece uma série de vantagens às empresas. Da aquisição de conhecimentos externos à redução de custos operacionais, são muitos benefícios que podem potencializar a competitividade dos negócios.
Neste artigo, além de entender melhor sobre estes benefícios, você também vai ver que serviços podem ser terceirizados e como fazer isso.
As vantagens da terceirização de mão de obra
Comecemos por relembrar os principais benefícios da terceirização de mão de obra, uma tendência que sua empresa precisa considerar para se manter competitiva.
Acesso a conhecimentos especializados
Uma das principais razões pelas quais uma empresa pode terceirizar uma tarefa é quando ela requer conhecimento especializado.
Permitir que você se concentre em sua missão principal de fornecer um produto e serviço de alta qualidade ao seu cliente e terceirizar tarefas que sua equipe não domina, ou não tem tempo de se ocupar, faz toda a diferença.
Corte de custos e economia
Ao terceirizar serviços como central de atendimento, limpeza e conservação, entre outros, é possível economizar até 60% com folha de pagamento, por exemplo. Também os gastos com treinamento e capacitação de pessoal são mitigados, pois o fornecedor do serviço já chega com uma equipe preparada.
Os empresários brasileiros sabem que para manter uma infraestrutura empresarial é preciso gastar muito dinheiro. Assim, a terceirização é uma aliada no esforço de controle de gastos.
Dedicação às atividades principais
A carga de trabalho aumenta com funções não essenciais adicionais e a qualidade de atividades principais sofre à medida que uma empresa cresce.
A terceirização de determinadas funções desempenha um papel importante, permitindo que seus principais recursos se concentrem no core business, sobrando tempo para os profissionais e as lideranças terem uma atuação ainda mais analítica e estratégica. Isso reverbera na inteligência de negócios, o que destaca a empresa em um mercado cada vez mais competitivo.
Aumento da eficiência interna
Depois de alocar tarefas a um ou mais parceiros de terceirização, a carga de trabalho dos funcionários passa a ser compartilhada.
Isso permite que a empresa desenvolva sua força-tarefa interna e use o talento e as habilidades de seu corpo de funcionários com muito mais eficiência.
Flexibilidade de pessoal e melhorias no gerenciamento de riscos
A terceirização de determinadas tarefas independentes permite que a empresa mantenha uma flexibilidade financeira quando houver uma incerteza na demanda. Você pode aumentar ou diminuir sua força de trabalho confortavelmente.
A terceirização de mão de obra também permite compartilhar quaisquer riscos associados com os parceiros, reduzindo a carga de preocupações do empresário.
Melhorias nos serviços para encantar os clientes
O parceiro de terceirização, com sua experiência qualificada, pode ajudar a melhorar a satisfação dos clientes. Isso é absolutamente fundamental em nossos dias, pois a experiência do consumidor é uma grande preocupação em qualquer mercado.
Ao terceirizar o call center, por exemplo, você garante que sempre terá uma padronização no atendimento, nunca terá falta de profissionais para se relacionar com os clientes, garantindo uma atenção sofisticada e inteligente.
Ganho de competitividade
O benefício final da terceirização de mão de obra é que ela ajuda a organização a obter uma vantagem competitiva no mercado.
Através da terceirização estratégica para um parceiro competente, a empresa não apenas fornece a seus clientes os melhores serviços, mas aumenta sua produtividade enquanto gerencia seus recursos internos de maneira inteligente.
Essa prática pode ajudar o negócio a superar os concorrentes que ainda não perceberam os benefícios da terceirização.
Quais serviços terceirizar em sua empresa
Em 2017, foi sancionada no Brasil a lei n° 13.429/17, que amplia as atividades que podem ser terceirizada pelas empresas nacionais. Essa legislação também deixa mais claras as regras para a terceirização de mão de obra, o que é muito bom para os negócios.
Antes da lei n° 13.429/17, apenas as atividades meio podiam ser terceirizadas. Agora, também as atividades fim podem ser contratadas de um fornecedor externo — o que significa que uma padaria, por exemplo, pode terceirizar até seus padeiros se assim julgar interessante para o negócio.
Quando olhamos para mão de obra, podemos citar os serviços que mais são terceirizados hoje, pois oferecem um custo benefício maior aos empresários. São eles:
-
Manutenção predial — elétrica, refrigeração, mecânica, hidráulica etc;
-
Limpeza e apoio — recepção, portaria, zeladoria etc;
-
Segurança patrimonial — vigilância etc;
-
Tecnologia da Informação — desenvolvimento de software, suporte etc.
Em suma, cada negócio deve fazer um estudo de que benefícos obteria terceirizando determinadas funções, mas, em linhas gerais, a terceirização de mão de obra tem muitas vantagens a oferecer.
Aqui na Mazzini, nós oferecemos serviços terceirizados para empresas nos mais variados segmentos do mercado. Nestes mais de 35 anos de história, vimos a prática se consolidar no país e ajudamos clientes a potencializar seus resultados e a ganhar competitividade.
E na sua empresa, a terceirização de mão de obra é uma estratégia que vale a pena? Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a aproveitar os benefícios dessa prática!