Terceirização: um caminho para o aumento da competitividade - Mazzini

Terceirização: um caminho para o aumento da competitividade

Entenda como uma boa estratégia de terceirização pode potencializar a competitividade da sua empresa.

A terceirização é a prática da transferência das próprias atividades para outra empresa especializada em determinado campo. Ela oferece muitos benefícios para as empresas, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte.

Uma das principais vantagens dessa tática é a redução de custos, melhorando a competitividade e a lucratividade da empresa. Mas há outros, como você vai ver ao longo deste artigo.
Continue lendo para entender por que uma boa estratégia de terceirização pode acelerar o aumento da competitividade em seu negócio!

Benefícios de uma estratégia de terceirização

Vamos começar apontando os benefícios mais flagrantes que uma estratégia de terceirização pode oferecer ao seu negócio.

Acesso a conhecimentos especializados

Uma das principais razões pelas quais uma empresa pode terceirizar uma tarefa é quando ela requer conhecimento especializado.

Terceirizar atividades para profissionais e/ou equipes que podem realizá-la melhor faz sentido quando você quer se concentrar em sua missão principal de fornecer um produto e serviço de alta qualidade ao seu cliente.

Economia de infraestrutura

A terceirização elimina a necessidade de investimento em infraestrutura, pois o parceiro de terceirização assume a responsabilidade dos processos de negócios e, portanto, desenvolve a infraestrutura para os mesmos.

Aumento da eficiência interna

Ao alocar tarefas ao um parceiro estratégico, você está compartilhando a carga de trabalho de seus funcionários.

Isso permite que você desenvolva sua força-tarefa interna e a use com mais eficiência. Os resultados práticos costumam ser mais produtividade e mais qualidade na operação.

Flexibilidade de pessoal

A terceirização de certas tarefas independentes permite que sua empresa mantenha uma flexibilidade financeira quando houver uma incerteza na demanda. Você pode aumentar ou diminuir confortavelmente.

A um custo muito menor, a prática de terceirizar oferece benefícios adicionais ao administrar seus negócios a toda velocidade, mesmo durante os períodos de entressafra e férias.

Melhorias no gerenciamento de riscos

A terceirização permite que você compartilhe os riscos associados com seus parceiros de terceirização, reduzindo sua carga.

Por exemplo, ao terceirizar você reduz o risco de ter a mesma tarefa executada internamente pela equipe que pode não ser tão competente em um determinado campo.

Melhorias no atendimento ao cliente

Seu parceiro estratégico, com sua experiência qualificada, produzirá entregas de qualidade com mais rapidez, reduzindo o tempo de entrega ao cliente.

Com entregas no prazo e serviços de alta qualidade, seus clientes ficarão encantados! A terceirização pode ajudar você a se beneficiar do aumento da satisfação do cliente e, assim, criar um fluxo de clientes fiéis.

Ganho de vantagem competitiva

O benefício final da terceirização é que ela ajuda sua organização a obter uma vantagem competitiva no mercado.

Através da terceirização estratégica para um parceiro especializado, você não apenas fornece a seus clientes os melhores serviços, mas aumenta sua produtividade enquanto gerencia seus recursos internos de maneira inteligente.

A terceirização pode ajudá-lo a superar os concorrentes que ainda não perceberam os benefícios da terceirização.

→ Leia também: Terceirização aumenta no Brasil em 2018, aponta pesquisa!

Como a terceirização pode aumentar a competitividade da sua empresa

O quesito competitividade merece um tópico à parte, para mais aprofundamento.

Em linhas gerais, quando as empresas são capazes de decidir onde buscar as necessidades e processos de negócios com base em uma avaliação racional das eficiências econômicas e das vantagens comparativas, várias coisas positivas acontecem.

Com uma boa estratégia de terceirização, o custo para os consumidores dos produtos e serviços fornecidos diminui.

Também a qualidade e a gama de produtos e serviços aumentam, à medida que as empresas gastam menos com operação e investem mais recursos em pesquisa, desenvolvimento e inovação. E isso tudo se traduz em diferenciais diante da concorrência cada vez mais acirrada.

Por fim, é importante destacar que existem certos processos que uma empresa nunca deve terceirizar, como aqueles que os diferenciam da concorrência. Por esse motivo, é necessário encontrar um equilíbrio entre os dois lados e desenvolver uma estratégia hábil.

O restante das atividades que não constituem o principal negócio da empresa pode ser delegado a terceiros especializados e agregar valor à empresa. Daí que a terceirização deve ser estratégica — não estar focada meramente na redução de custos.

Os departamentos terceirizados com mais frequência a empresas muito especializadas incluem os de produção, operações, administração, recursos humanos, tecnologia, entre outros.

Aqui na Mazzini, nós temos uma gama de serviços que prestamos a empresas dos mais diversos ramos sob a categoria de terceirização. Nossa experiência nos mostra que nossos clientes se tornam bem mais competitivos quando deixam de se preocupar com atividades nos quais não são especializados e passam a investir força de trabalho e recursos nas áreas que são o coração de seus core business.

Sua empresa já conta com uma boa estratégia de terceirização? Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a tornar o seu negócio ainda mais competitivo!

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