Mercado varejista se prepara para atender demandas da sazonalidade de fim de ano - Mazzini

Vários negócios são regidos pela sazonalidade. O fato é que as necessidades e os desejos do consumidor também são regidos por datas comemorativas, mudanças climáticas, temporadas de férias, entre outros. E com a proximidade das festas de fim de ano, o mercado começa a se preparar para atender a demanda em diversas categorias.

As vendas de fim de ano possuem grande impacto nos negócios e representam quase o dobro das vendas médias de outros períodos, segundo Fátima Merlin – sócia-fundadora da Connect Shopper, especialista em varejo. Ela ainda alerta que os atacadistas e distribuidores devem estar atentos às novidades, lançamentos e inovações em produtos, estudando e analisando os itens que devem ser inseridos e destacados.

Para garantir o sortimento de marcas e produtos durante esse período, é preciso conhecer e ter o histórico de compras dos clientes, estimando o potencial de compra desses clientes e também dos não clientes. O cenário aceitável é ter uma estimativa de vendas apenas com base nas vendas passadas para os clientes. Este modelo pode comprometer os resultados da empresa”, comenta Olegário Araújo, diretor da Inteligência de Varejo.

Com o cenário econômico ainda muito nebuloso, o bolso do shopper estará apertado nesse fim de ano. O que significa maior planejamento nas compras e principalmente que as refeições devem se concentrar em casa, com família e amigos. E isso se traduz em mais idas ao supermercado. Para Olegário Araújo, essa é uma oportunidade para que o atacadista distribuidor auxilie o varejista, mostrando o caminho em direção ao entendimento sobre as diferentes missões de compras dos clientes finais (consumidores/shopper).

Dicas para fazer a festa e reforçar os negócios da empresa:

1.  Conheça a fundo seus clientes e se possível, os clientes de seus clientes

2.  Acompanhe as tendências, os drivers de crescimento, as inovações das indústrias

3.  Tenha políticas claras de produtos e serviços alinhados ao perfil dos diferentes modelos de negócios de seus clientes

4. Analise indicadores de mercado, dados internos para ter mais efetividade nas previsões (evitar rupturas e super-estoques)

5.  Proponha um sortimento inteligente e uma execução eficaz da operação

6. Coloque-se no lugar do cliente
7. Entenda as necessidades básicas do cliente final (shopper): assim o atacadista presta um serviço ao varejo, propondo um conjunto de produtos que irão de encontro às necessidades do cliente final

Fonte: New Trade

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