Para uma empresa de fato funcionar bem, é importante que todas as suas áreas atuem de forma satisfatória.
Alguns empresários acham que apenas o setor de vendas ou de marketing impulsionam o sucesso do negócio, mas a verdade é que a gestão de Recursos Humanos tem grande relevância dentro da organização.
Ao contrário da crença popular, o RH de uma empresa não é responsável tão somente por entrevistar e selecionar candidatos para cargos e tarefas afins.
O setor de RH coordena também a administração emocional e comportamental dos funcionários da organização.
Você sabe dizer como funciona o RH de uma empresa e qual o papel do setor dentro de um negócio?
O que é a gestão de Recursos Humanos?
Em linhas gerais, o RH é a parte da empresa responsável pelo relacionamento entre a contratante e seus funcionários.
Dessa maneira, ele responde pela apropriada gestão dos profissionais, além de sua contratação.
É válido lembrar que a nova tendência do mercado é justamente terceirizar a contratação de funcionários.
Desse jeito, caberia ao RH regular e conduzir os talentos dentro da organização.
A gestão de Recursos Humanos se consolida, portanto, como a área que criará políticas de convivência entre os funcionários e seus superiores, além de transformar o ambiente de trabalho em um lugar prazeroso para todos os envolvidos.
Dar suporte competente a outros setores da empresa
É fundamental que o RH se mantenha bastante atualizado sobre as atividades e o controle de outros setores da empresa.
Isso se dá porque, se houver algum problema em qualquer uma dessas áreas, é esse setor que será acionado para encontrar a melhor solução para a situação.
Trata-se de um papel básico e essencial para qualquer gestão de Recursos Humanos, imprescindível para que a empresa continue a operar da forma que se espera.
Elaborar a apropriada política de gestão de carreira
Um RH eficaz tem a capacidade de formar lideranças dentro de um empreendimento.
Por essa razão, a gestão de carreira é importantíssima para acompanhar a produtividade de seus profissionais.
Para tanto, é importante descobrir quais são os pontos fortes e fracos de cada um deles.
Conhecer a fundo os colaboradores da organização possibilitará ao RH elaborar estratégias que permitam o crescimento individual – no setor de trabalho e na organização.
Cuidar de questões práticas da empresa
O RH não vive só de contratações e de burocracias, mas essa é também uma parte respeitável do setor.
Isso pois é ele o responsável por garantir o bom funcionamento prático da empresa, já que é o responsável por pagamentos, atestados médicos, articulação das férias dos colaboradores, demissão e contratação funcionários.
Fonte: Jornal Contábil