É indiscutível: sem profissionais qualificados as chances de um negócio dar certo, independente do setor ou porte da empresa, são praticamente nulas. Por isso, processos de seleção são tão caros e demorados, pois encontrar mão de obra que se encaixe no que a organização precisa nem sempre é uma tarefa fácil. Mas aí surge a terceirização e essa tarefa passa a ser responsabilidade da empresa contratada – e o gestor de RH da sua empresa pode ficar tranquilo quanto à qualificação do funcionário que será designado para o trabalho. Mas será que é assim tão simples? Infelizmente a resposta é não.
A qualificação do profissional terceirizado é um grande diferencial das prestadoras de serviços, sendo que, em muitos casos, eles são o seu principal recurso e os diferenciais da sua competitividade. No entanto, ainda vemos processos de seleção de terceirizados que não levam em consideração as necessidades e objetivos da contratante e a falta de treinamento dos funcionários terceirizados, entre outras questões que podem impactar diretamente no serviço prestado por estes profissionais. O resultado disso é uma contratante insatisfeita e uma contratada que não entrega o que planejou.
Assim, garantir a qualificação do profissional terceirizado é uma preocupação tanto da contratante quanto da contratada: a primeira precisa de qualidade nos serviços para não ter problemas com seus clientes e suas rotinas, enquanto a segunda deve manter um nível competitivo para se manter à tona no mercado. Neste artigo, separamos alguns pontos que você deve levar em conta na sua empresa para garantir a qualificação do profissional terceirizado, com algumas dicas que você pode aplicar na sua realidade corporativa e outras para a identificação de boas práticas da própria terceirizada.
A importância da qualificação do profissional terceirizado
Na rotina da sua empresa, muitas vezes pode ser difícil entender o impacto que um único profissional não qualificado possui, que podem gravitar vários campos ao mesmo tempo: há o problema da má motivação, que muitas vezes é contagiosa, existem os riscos com acidentes, dependendo da função exercida e, claro, há o problema com as atividades feitas aquém do esperado.
A qualificação do profissional terceirizado parte desse princípio, a resolução desse tipo de situação, mas isso é apenas a ponta do iceberg. O que a capacitação deve trazer é um colaborador engajado, de acordo com a estratégia da empresa, que irá somar ao invés de subtrair.
É importante ir além, e a qualificação deste profissional é a grande viabilizadora dessa busca constante por melhorias, com a garantia que todo o trabalho está sendo feito conforme o esperado.
O papel da contratante na qualificação do funcionário terceirizado
Muitos gestores de RH costumam tratar os profissionais terceirizados como pessoas fora das suas responsabilidades, e que, portanto, estão separados da realidade da empresa. Esse tipo de postura não colabora na qualificação do profissional terceirizado.
Mas o que a empresa pode fazer para garantir um ambiente propício para que as qualificações sejam melhor aproveitadas? Confira uma lista de boas práticas que elaboramos para você:
- Expectativas iguais: no fim das contas, todos os colaboradores da empresa, tanto os efetivos quanto os terceirizados, são, realmente, colaboradores da empresa. Ter essa visão e estimular uma maior interação e troca de experiências é fundamental para que você possa aproveitar ao máximo da qualificação do profissional terceirizado.
- Ninguém é deixado para trás: vai oferecer palestras, treinamentos e ações de endomarketing? Não deixe de incluir todos os colaboradores, inclusive os terceirizados. Isso ajuda na qualificação do profissional terceirizado, e surte os mesmos efeitos motivadores sobre ele.
- Silêncio, o colaborador está falando: o aproveitamento da qualificação do profissional terceirizado também perpassa saber ouvir suas recomendações, e mesmo entender onde ele se encaixa melhor na empresa. O seu RH deve ouvir quando os colaboradores falam, e mesmo que os terceirizados não sejam sua responsabilidade, a empresa para a qual ele presta serviços ainda é a sua, e você deve otimizar o trabalho feito para ela.
Garantindo a qualificação do profissional terceirizado direto na fonte
A terceirização traz muitas vantagens, tanto na redução de custos com a redução de passivos trabalhistas como na possibilidade de trazer profissionais qualificados e de acordo com o perfil da empresa sem movimentar recursos demais com treinamentos, seleções e capacitações. Como mostramos acima, é claro que os gestores de RH da sua empresa devem estar atentos ao terceirizados, tanto em relação a sua capacitação quanto satisfação no ambiente de trabalho. No entanto, a qualificação do profissional terceirizado é, acima de tudo, responsabilidade da empresa que oferece os seus serviços. Essa é a sua área de atuação e o seu diferencial.
A empresa terceirizada deve ser idônea e estar a par das necessidades do mercado e da empresa para a qual ela presta serviços, oferecendo cursos, treinamentos específicos, insights valiosos na rotina corporativa e o que mais for necessário para garantir a qualificação do profissional terceirizado.
Escolha bem para evitar transtornos
O primeiro passo para garantir a qualificação dos terceirizados que irão prestar serviços para sua empresa está na contratação da terceirizada. Faça uma pesquisa sobre as empresas que oferecem o que seu negócio procura, busque indicações, visite o site da terceirizada que você está pensando em contratar. Como ele é? É possível divisar informações que apontem para a qualificação dos profissionais terceirizados? Você consegue encontrar suas áreas de atuação com facilidade? É fácil saber o que a terceirizada oferece? Todas essas perguntas devem ser feitas, e o melhor é que todas elas possuam respostas positivas. Dessa maneira, você consegue entrever uma preocupação da empresa com a qualificação do profissional terceirizado.
Após uma triagem inicial, é importante conhecer não apenas o processo de recrutamento e seleção da empresa terceirizada, mas conhecer as certificações da prestadora de serviços, treinamentos oferecidos para os terceirizados, disponibilidade de comprovantes de recolhimento de encargos trabalhistas, etc. Tudo isso está diretamente ligado com o nível de seriedade da empresa e, consequentemente, com a qualificação do profissional.
Por fim, lembre-se que, para o funcionário terceirizado atender suas expectativas, é preciso que, primeiro, a prestadora de serviços entenda os objetivos do seu negócio, o perfil de colaboradores que você precisa, e, com base nisso, entregue mão de obra o mais qualificada possível para sua empresa. Estar atento a todos esses detalhes não só garante estar trabalhando com uma empresa idônea, mas também um processo isento e voltado para a sua realidade.
Quer saber mais sobre a qualificação do profissional terceirizado? Saiba como o Grupo Mazzini seleciona e capacita os melhores trabalhadores para sua empresa.